domingo, 8 de julho de 2018

Figura Histórica do Dia

Pepino I, Rei de Itália faleceu a 8 de Julho de 810.

Nasceu por volta de 770.Foi o terceiro filho de Carlos Magno e Hildegarda de Vintschgau.  Ao nascer, foi-lhe dado o nome de Carlomano, mas quandoo  seu irmão Pepino, "o Corcunda" traiu o seu pai, o nome de Pepino, foi-lhe tirado e dado ao 3.º filho. Recebeu o Reino de Itália após a vitória do seu pai sobre os lombardos em 781, tendo sido coroado pelo Papa Adriano I com a Coroa de Ferro.

Foi tido como um líder activo em Itália, tendo trabalhado para expandir o império franco. Entre 788 e 789 conseguiu tomar posse de forma estável dos territórios de Ístria e em 791 liderou o seu exército pelo vale do Drava e saqueou a Panônia, enquanto o seu pai pela margem esquerda, seguia o curso do Danúbio, no território dos avaros.

Carlos Magno foi forçado a deixar incompleta esta investida militar para lidar com uma insurreição na Saxónia em 792. Pepino com o duque Eric de Friuli, deu continuidade às incursões militares continuando a atacar as fortificações dos Ávaros, construídas em anel.

O denominado "Grande Anel dos ávaros, a sua fortaleza principal foi invadida tendo o seu espólio sido enviado para a corte de Carlos Magno, em Aquisgrano e distribuído entre todos os seus seguidores e até mesmo entre os governantes estrangeiros, incluindo o rei Offa da Mércia.

Teve várias amantes, cujos nomes não são totalmente conhecidos, e cuja ascendência não é igualmente totalmente conhecida e devidamente fundamentada numa fonte fiável. Entre as suas relações é tido como tendo casado com Berta de Toulouse, filha de Guilherme I de Toulouse, conde de Toulouse e de uma das suas esposas, possivelmente de Guiburga de Hornbach, filha de Guerner de Hornbach, de quem teve:

  1. Bernardo de Itália (Vermandois, Picardia 797 - Milão, 17 de abril de 818[3]) foi rei de Itália até 818.
  2. Adelaide de Itália (c. 805 - ?), casada com Guido I, duque de Espoleto, filho de Lamberto I de Nantes.
  3. Atala de Itália;
  4. Gundrada de Itália (c. 800 ou 810 - c. 810)
  5. Berta de Itália,
  6. Theodrada de Itália


Fonte: Wikipedia


Sem comentários:

Enviar um comentário