segunda-feira, 2 de julho de 2018

Figura histórica do dia:

Roberto, O Forte, falecia a 2 de Julho de 866

Roberto, o Forte, nasceu cerca de 815, faleceu em Brissarthe, Maine-et-Loire, a 2 de Julho de 866, também conhecido como Roberto IV de Worms, foi Conde de Anjou em 862, conde de Auxerre e conde de Nevers em 865, e marquês da Nêustria, além de conde de Worms.

A sua ascendência ainda é objeto de estudo, mas há relatos que ele tenha sido filho de Roberto III de Worms com Waldrada de Orleães e descenda de um certo nobre chamado Erisson Pablo. A sua mulher chamava-se Ema da Argóvia, filha de Conrado I de Auxerre, conde de Sundgau e Tours, e de Eva de Auxerre (775 -?), de quem teve:

Eudo de Paris, depois Rei de França entre 888 e 898.
Roberto I de França, que foi Rei de França entre 922 e 923.

É citado em 836, ano em que ele deixou a Renânia, mas sem título.
Durante as lutas de poder entre os filhos de Luís I, o Piedoso, ele ficou do lado de Carlos, o Calvo, que era genro de Odão de Orleães e, portanto, o marido provável da sua prima germana. Teve então de abandonar a sua terra, pertencente ao reino de Lotário I, para se refugiar no Ocidente, com a família da sua mãe.
Em 852, Carlos, o Calvo tornou-o abade laico de Marmoutier, no ano seguinte missus Dominicus de diversos condados da Nêustria, especialmente nas regiões de Tours e Angers.

em 858 encontramo-lo ao lado de Luís, o Germânico contra Carlos, o Calvo e o seu filho. Rende-se em 861 em troca do marquesado da Nêustria.

Em 862, 864 e 865, Roberto distingue-se na luta contra as ofensivas dos vikings que estabeleceram bases na foz do Loire (853) e do Sena (856), sob a liderança de Hasting. Bernardo Plantevelue, não querendo desistir herança paterna, passou a atacar Roberto, o Forte que teve que abandonar Autun e para compensar, tomou posse da Abadia de São Martinho de Tours e expulsou o abade. Em 866, Carlos, o Calvo concedeu-lhe, além de novo Marquesado da Nêustria, a colegiada da Abadia de São Martinho de Tours, abadia de prestígio que tinha a vantagem de disponibilizar a Roberto uma mensa abadial permitindo-lhe dotar muitos vassalos.

Roberto faleceu em 866 num combate adversário, com outros condes, contra os normandos que desceram ao Sarte depois de pilhar o Le Mans (Batalha de Brissarte).

(Fonte: wikipedia)

Sem comentários:

Enviar um comentário