domingo, 11 de setembro de 2016

Pedro Gonçalves Veludo

   
 Nasceu por volta do ano 1665 (data calculada).
    Casou com Maria Lopes de quem enviuvou. A 10 de Outubro de 1706 casou com Maria Gonçalves Madeira filha de Manuel Gonçalves Pelouro e Maria Gonçalves, na Igreja Paroquial de Santa Maria da Devesa, Castelo de Vide, onde moravam. O casamento foi celebrado pelo Padre Miguel Barrento de Sequeira.
    A 15 de Abril de 1710 nasceu o filho Pedro Veludo.
    A 3 de Maio de 1713 nasceu a filha Francisca Gonçalves.
    A 12 de Fevereiro de 1725 nasceu o filho Vicente Veludo.
    A 19 de Novembro de 1732, estando muito doente, fez testamento.
    Morreu no dia 25 de Novembro de 1732.

   Transcrevo o que consegui entender do seu testamento, que pode ser encontrado aqui.

     Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e hum só Deos verdadeiro em quem creio e adoro como fiel Christão, eu Pedro Gonçalves Veludo, morador desta Villa, estando doente de cama, com doença que Deus há querido darme mas com todo meu perfeito juizo e entendimento, faço o meu testamento pela mão de Manoel Gonçalves Estrada para bem de minha alma pedindo perdão a Deos nosso senhor e a sua Maria e a todos os santos da corte do Ceo e peço ao anjo da minha guarda que seja meu (advogado) diante de Deos Nosso Senhor Jesus Christo não faltando aos autos de feé a que vou obrigado que são feé Esperança e Caridade, pedido perdão a todas as creaturas que tenha ofendido para que Nosso Senhor me perdoe e me veja com auxílios e ficares para acabar a vida em sua graça Amem Jesus. Mando que sendo ________ por querido me levar desta vida presente ter a morte _________ no habito de São Francisco dos ________ mando que seja sepultado na minha freguesia em hurna ouca da fabrica e me acompanhem seis Padres pela esmola custumada e se me faça ___ ofício ofertado com a oferta oferta custumada e mande se me digam seis missas de corpo presente com _______ ou de privilégio e se me toque os singnos como he custume e peço aos _______ da Misericordia levem meu corpo a sepultura e se compre toda a sera que for necesaria para a minha funeraria mando se mede hum alqueire de pam  a melado aos pobres e faltando alguma _____ para a minha funeraria minha melhor odispora e lhe será levado em conta como sei tivera escrito  e pagando a Irmandade de nossa Senhora da Conseisão alguma ______ que tenha noemado asima ficarão valendo como se minha mulher as pagara e para o que tenho disposto mando se gaste numa moeda de quatro mil oitocento e sobrando alguma ceara  se dira em missas pella minha alma. Declaro que _____ hum ______ de uma vinha __ nos tres lagares que __ fureira a Santa Casa da Misericórdia nomeio este foro com tudo o que lhe pertense em minha molher Maria Gonçalves e disponha nele como lhe parecer sem ninguém lhe poder empedir cuja minha molher nomeio por minha ordeira e a meus filhos e nomeio a dita minha molher por testamenteira e ordeira da dos ditos meus filhos de todos os bens que forem meus e me pertenserem de hoje para todo o sempre e por esta maneira hey por acabado este meu testamento e mando se cumpra como nele se contem e pedi ao Frei Manoel Gonçalves Estrada que este por mim se reze e comigo a signasse o cual eu fis e a signei a seu rogo. Castelo de Vide de ____ 19 de Dezembro de 1732 annos.
Assento de casamento

Assento de óbito


Sem comentários:

Enviar um comentário