sábado, 4 de fevereiro de 2017

Manoel Dias

Nasceu a 27 de Abril de 1825 na Levegada, Ferreira do Zêzere. Filho de Teodoro José Dias e Francisca de Jesus Antunes. Neto paterno de José Dias e Maria de Jesus Cotrim, e neto materno de Manuel Antunes e Maria Antónia, todos de Ferreira do Zêzere. Foi baptizado na Igreja de São Miguel, em Ferreira do Zêzere, a 3 de Maio do mesmo ano.
Casou com Felícia Maria de Jesus, filha de Joaquim da Silva Mouga e Maria Angélica na mesma Igreja de São Miguel, a 11 de Fevereiro de 1852.

Era albardeiro de profissão e creio que teria negócios em Portalegre.
Na segunda metade do século XIX, Portalegre estava a crescer muito rapidamente devido à instalação de diversas fábricas, em especial devido às iniciativas do inglês George William Robbinson.
Talvez devido a esse crescimento da cidade de Portalegre, Manoel Dias e a sua mulher, se tenham deslocado de Ferreira do Zêzere para a cidade de Portalegre onde terão começado a ter negócios, mantendo morada nos Casais em Ferreira do Zêzere, onde nasceram a maioria dos seus filhos. Há, no entanto, uma filha, Maria Dias, nascida em 1860 em Portalegre onde se refere que a família morava na Rua dos Clérigos desta cidade. Os filhos seguintes nasceram, e tinha morada, em Ferreira do Zêzere.
Vindo a família de Ferreira do Zêzere e tendo nomes comuns (Manuel, António, etc.), terão ficado conhecidos em Portalegre como os Dias de Ferreira, e todos os filhos de sexo masculino de Manuel Dias que nasceram após 1860 aparecem nos registos (de casamento, baptismos dos filhos, óbito) com o apelido Dias Ferreira.
Assim, a 14 de Novembro de 1852, nasceu António Dias, em S. Miguel, Ferreira do Zêzere.
A 6 de Março de 1857, nasceu Maria Dias, em Ferreira do Zêzere.
Cerca de 1859 (data calculada - não encontrei registo de nascimento), nasceu  Joaquim Dias Ferreira, em Ferreira do Zêzere
A 21 de Julho de 1860, nasceu Maria Dias, na Rua dos Clérigos em Portalegre.
Cerca de 1852, nasceu Amélia da Conceição Dias em Ferreira do Zêzere.
E a 30 de Março de 1866, nasceu o último filho, Manoel Dias Ferreira, em Ferreira do Zêzere.
Morreu a 11 de Novembro de 1893 na Freguesia de Sé de Portalegre.

Sé, Portalegre, 1840




Sem comentários:

Enviar um comentário